Páscoa em Rio Claro SP

Rio Claro é um município brasileiro no interior do estado de São Paulo. Localiza-se na microrregião homônima e na mesorregião dePiracicaba, a 85 km do Aeroporto Internacional de Viracopos em Campinas e a 190 km da capital São Paulo.[2] Ocupa uma áreatotal de 498,008 km² [3], sendo 28,3500 km² sua área urbanizada.

Imagem

A cidade foi fundada com o nome de “São João Batista do Ribeirão Claro”, nome que foi mais tarde alterado para São João do Rio Claro, e por força da Lei Estadual nº 975, de 20 de dezembro de 1905, teve sua denominação alterada para Rio Claro.

Imagem

Para o desenvolvimento de sua vida cultural, a cidade possui museus, cinemas, teatro, arquivo público, clubes, casas noturnas, boates, associações recreativas, áreas de lazer, bares e restaurantes.

Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade,na mesma área é a única cidade do mundo que possui um museu que trata do assunto eucaliptico.

Imagem

Rio Claro está localizado no Centro-Leste do estado de São Paulo, nas coordenadas 22° 05′ e 22° 40′ S, 47° 30′ e 47° 55′ W. Com uma área de 499,9 km², faz divisa com os seguintes municípios: Corumbataí e Leme – (Norte), Piracicaba – (Sul), Araras e Santa Gertrudes – (Leste), Ipeúna e Itirapina – (Oeste).

A sede do município está a uma altitude de 613 metros (marco zero do IBGE). O clima caracteriza-se por estiagens de inverno(junho a setembro) e chuvas de verão (dezembro a março). O relevo é suavemente ondulado, característico do compartimento geomorfológico denominado Depressão Periférica Paulista, no qual se insere o município.

Imagem

O Distrito Industrial de Rio Claro, criado na década de 1970, localiza-se na zona norte da cidade e é regulamentado por Legislação Municipal. Ocupa uma área total de 11 milhões de m² e oferece excelente infra-estrutura como:

  • rede de água,
  • esgoto,
  • energia elétrica,
  • sistema de telefonia,
  • pavimentação,
  • facilidade no combate a incêndios pela proximidade do Corpo de Bombeiros.

O Distrito Industrial tem uma configuração que possibilita a instalação de grandes estruturas (lotes de aproximadamente 25.000 m²), bem como estruturas menores, em lotes que variam de 1.200 m² a 5.000 m².

Imagem

Horto Florestal de Rio Claro foi criado em 1909. Edmundo Navarro de Andrade teve sua residência no Horto, fazendo do local centro de diversaspesquisas sobre o eucalipto, onde foram arquivados os resultados de seus trabalhos, dando origem ao Museu do Eucalipto em 1916.

A partir de 2002, pelo Decreto Estadual nº 46.819, o antigo Horto Florestal de Rio Claro foi classificado na categoria de Florestal, que visa o manejo sustentável dos recursos, a pesquisa e a visitação pública, tornando-se a FEENA (Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade).

É considerado como o maior ponto turístico da região. Um pool de projetos para exploração do parque, vem sendo desenvolvido pela associação denominada “Amigos do Horto”. Através da restauração de museus, instalações e remodelação das áreas verdes para exploração do turismo ecológico. Seu acesso, é pavimentado e sua área verde impõe respeito e grandiosidade.

Imagem

Imagem

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s