Dia do Diplomata e dia do disco

Decreto Nº 66.217 -17/02/1970

A tarefa do diplomata exige muito tato e permanente articulação com as esferas de poder, não só dentro do país como fora dele. O dia 20 de abril de 1850 marca o nascimento de José Maria da Silva Paranhos, o Barão do Rio Branco, importante personalidade das Relações Exteriores no final do século XIX e início do século XX.

Itamaraty
clique para ampliar.
Itamaraty

Foi deputado (1868/1872), Secretário Particular na missão de negociação de paz com o Paraguai (1870/1871) e Cônsul-Geral em Liverpool (1876). No período que esteve a frente do Ministério das Relações Exteriores (1902-1912), o Barão do Rio Branco foi responsável pela consolidação das atuais fronteiras do país, e por importante modernização das ações da Chancelaria brasileira.

Apesar de muitas vezes trabalhar em terras estrangeiras, engana-se quem pensa que o diplomata aos poucos perde o contato com as questões de sua Nação. Pelo contrário: sua função é defender, lá fora, os interesses de seu país, e difundir a imagem do mesmo para possibilitar negociações políticas e econômicas mais favoráveis.

Além disso, o profissional incumbe-se de promover nossa cultura e valores, trata de temas delicados e atuais como segurança, paz, normas de comércio, direitos humanos, meio ambiente, tráfico de drogas, migração e laços de cooperação e amizade entre as nações.

Instituto Rio Branco-A diplomacia é uma das carreiras do momento. As mudanças nas relações internacionais fervilham, e o Brasil, através do célebre Instituto Rio Branco, tem aparato para ajudar na construção de um mundo mais próspero, estável e justo.

O instituto é responsável por:

Recrutar, selecionar e formar pessoal para a Carreira de Diplomata

Executar cursos de aperfeiçoamento ou especialização de servidores do Ministério

Organizar cursos de extensão, seminários e estágios destinados a profissionais com atuação na área de política exterior.

Como seguir carreira-A admissão à carreira diplomática é feita através de concurso promovido pelo Instituto Rio Branco.

Viva o Dia do Disco!

A música é uma forma de arte que encanta a espécie humana há muito tempo. É usada desde a Antiguidade para celebrações, matrimônios e invocação dos deuses. Mas a música popular, essa que a gente conhece e escuta no rádio, surgiu na década de 70, com o formato de disco vinil.
Para a garotada que adora curtir música por aí no MP3 ou mesmo em CD, pode se assustar ao conhecer os antigos discos. Mas quem acha que aquele discão que parece um CD preto enorme não tem nada a ver com o Justin Bieber ou a Lady Gaga, está muito enganado.
O vinil era o CD de antigamente, e permitiu que o vovô e a vovó curtissem um som juntos. Os CDs e MP3 que ouvimos hoje são evoluções daquele objeto de antigamente.
Assim como os equipamentos de hoje, os discos precisam de muito cuidado. O vinil é um plástico muito delicado: qualquer batidinha ou arranhão pode fazer com que a música saia com o som ruim. 
Para mostrar a importância que ele teve para a música no Brasil, na próxima quarta, 20 de abril, é comemorado o Dia do Disco. Apesar da maioria das pessoas não usar mais vinil e outras nem conhecerem, têm muitos fãs dele por aí. 
No ano passado, por exemplo, o Brasil vendeu quase 3 milhões de vinis. Bastante coisa, né? Quem costuma usar bastante esses produtos são os DJs, para tocar em festas e animar a galera!.
Você já ouviu dizer que quando um artista vende 50 mil cópias do CD ele ganha o disco de ouro? Pois é, o prêmio tem esse nome por causa dos antigos vinis.
Hoje é muito mais fácil carregar as músicas em MP3 ou em CDs, porque são menores e ocupam menos espaço. Mesmo assim, é necessário ressaltar a importância do disco na história de nossa música. Que tal pedir para os seus pais colocarem um dos discões antigos para tocar e dar uma conferida? 
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s