23ª Festa da Colônia Italiana de Quiririm 2012

Anualmente a cidade de Taubaté, interior paulista, recebe uma tradicional festa e para esse ano já foi definido o tema da 23ª Festa da Colônia Italiana de Quiririm 2012, que será a “Itália em Festa”.

Imagem

Taubaté é um município da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte, no estado de São Paulo, no Brasil. Dista 130 quilômetros da capital do estado, São Paulo; 280 km do Rio de Janeiro; 90 km de Ubatuba, no litoral norte de São Paulo e 45 km deCampos do Jordão, na Serra da Mantiqueira.

Imagem

Também é sede da 2º sub-região da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte, sendo a segunda mais populosa e rica. A população da sub-região de Taubaté no ano de 2011 é de 563.647 habitantes e PIB de quase 15 bilhões de reais.

É o segundo maior polo industrial e comercial de sua mesorregião, abrigando empresas como VolkswagenFordLGAlstom,UsiminasEmbraer (Centro de distribuição), entre outras. O município também abriga o Comando de Aviação do Exército.

É a terra natal do escritor Monteiro Lobato, recebendo o título de “Capital Nacional da Literatura Infantil” do Congresso e Senado Federal.[7] e sancionado pela Presidência da República.[2]

Segundo a estimativa de 1º de julho de 2011 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o município possui 281 336 habitantes.[8], ocupando a décima posição dentre os municípios mais populosos do interior de São Paulo e sendo o 23º mais populoso município do estado.

No mês de julho de 2011, o Tribunal Superior Eleitoral registrava 206 969 eleitores na cidade.[9]

Taubaté subiu sete posições no ranking dos municípios mais ricos do país, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Em 2008, estava em 61º lugar e subiu para a 54ª posição em 2009.

Em 2008, o valor do produto interno bruto foi de 6,799 bilhões de reais. Já em 2009, esse valor saltou para 8,324 bilhões de reais. O que significou aumento na renda per capita de 25610 para 30 445 reais por ano.

Tradicional município paulista, desempenhou papel importante na evolução histórica e econômica do país. No ciclo do ouro, foi núcleo irradiador de bandeirismo, descobrindo ouro em Minas Gerais, fundando diversas cidades. No Segundo Reinado, durante o surto cafeeiro do Vale do Paraíba, destacou-se como o município de maior produção na zona paulista, sediando o Convênio de Taubaté em 1906.

Imagem

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s